Descrição
Paola Hakenhaar
Compreender a violência de gênero que está na origem da violência doméstica é fundamental, mas quando essa percepção se restringe a denunciar a opressão contra mulheres, invisibiliza-se outras opressões que produzem violências e que operam sob a mesma lógica de dominação.
Aproximar perspectivas teóricas, localizadas em campos de estudo distintos, faz adicionar uma nova dimensão de discussão e análise sobre a lógica da dominação que atravessa a violência doméstica contra mulheres e animais não humanos e que podem impactar na forma de prevenir e enfrentar essas violências.
Investigar o fenômeno da violência doméstica sob uma perspectiva ecofeminista animalista implica em considerar outras formas de opressão que produzem violências e, com isso, acessar a lógica de dominação que opera sobre outras formas de violências no âmbito doméstico, familiar e nas relações íntimas de afeto.
Nesse livro, apresento as contribuições do ecofeminismo animalista para a criminologia feminista no tema da violência doméstica. Busco analisar, sob a perspectiva ecofeminista animalista, as conexões existentes entre a violência doméstica praticada contra as mulheres e as violências praticadas contra animais domésticos e, a partir disso, identificar raízes comuns que possam apontar estratégias para prevenção e enfrentamento que contemplem referidas conexões.
Diante da lacuna revelada no campo jurídico-feminista, que não contempla uma discussão teórica ecofeminista sobre a violência doméstica, a pesquisa que fundamenta este livro apresenta uma contribuição para este campo, de modo a possibilitar uma compreensão conceitual ecofeminista animalista da violência doméstica, que considere todos os indivíduos e as violências invisibilizadas como produtos de uma mesma lógica de dominação. Para a criminologia feminista, contribui para a superação de seu déficit epistemológico e político.