O Dia Mundial da Bicicleta surgiu por causa do LSD

Difícil imaginar, mas foi por causa da descoberta dos efeitos de uma droga, o LSD que se comemora o Dia Mundial da Bicicleta. Esta história curiosa está na animação A Bicycle Trip, do  italianos Lorenzo Veracini, Nandini Nambiar e Marco Avoletta, de 2007.

A animação é baseado no livro LSD: my problem child, do químico suíço Albert Hoffmann, o primeiro cientista a sintetizar, experimentar e entender os efeitos da dietilamida do ácido lisérgico. Ele trabalhava nos laboratórios farmacêuticos da Sandoz pesquisando substâncias que pudessem ser usadas no tratamento de hemorragias pós-parto. No dia 19 de abril de 1943, Hoffmann resolveu experimentar 250 microgramas (µg, a milionésima parte de uma grama) do composto, obtido a partir de um fungo do centeio (atualmente se considera uma dose limite 20µg). Sentindo fortes alucinações, foi de bicicleta procurar o médico – em plena Segunda Guerra Mundial, bicicletas eram bem mais populares que os carros.

Até 1966, o LSD e a psilocibina eram fornecidos pelos Laboratórios Sandoz gratuitamente para cientistas interessados sob a marca chamada “Delysid”.O uso destes compostos por psiquiatras para obterem um entendimento subjetivo melhor de como era a experiência de um esquizofrênico foi uma prática aceita. Muitos usos clínicos foram conduzidos com o LSD para psicoterapia psicodélica. O LSD foi inicialmente utilizado como recurso psicoterapêutico e para tratamento de alcoolismo e disfunções sexuais. Entretanto, entre os seus efeitos estão a psicose, fadiga, esquizofrenia, depressão e alucinações agudas, o que levou os governos britânicos e norte-americanos a tentar usar a substância em experimentos relacionados a controle da mente. O que também não deu muito certo.

Com o aumento do uso com fins recreativos, a droga foi proibida em 1966 no Estado americano da Califórnia. Dois anos depois, foi banida no resto dos Estados Unidos. Em 1971, o LSD foi categorizado pela ONU como droga que não deveria ser prescrita para uso médico.

fonte: A bicicleta e o LSD (comunicaquemuda.com.br)

Saiba mais sobre “História social do LSD no Brasil: os primeiros usos medicinais e o começo da repressão”

https://nigrakorodistro.com/loja/historia-social-do-lsd-no-brasil-os-primeiros-usos-medicinais-e-o-comeco-da-repressao/
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não pare por aqui

Leia mais

Manifesto dos Makhnovists

Este movimento foi a manifestação da Revolução Russa de 1917 na Ucrânia, onde tomou uma forma libertária e onde os

WhatsApp chat

O Clube fica fechado este mês, devido aos envios da "Caixa Bomba" Deixe seu contato que avisamos assim que reabrir :)