Descrição
Nesta breve ficção especulativa originalmente publicada na antologia de textos, poemas e contos Darkwater, o sociólogo americano Du Bois retrata uma Nova York vazia após a passagem de um cometa misterioso que mata todos os habitantes da cidade. Sobrevivem apenas Jim, um homem negro, e Julia, uma mulher branca.
No centenário da publicação de “O cometa”, Saidiya Hartman, professora de Columbia e nome fundamental do pensamento negro contemporâneo, escreveu o artigo que completa esta edição comemorativa, no qual comenta a atualidade do conto e situa o pensamento de Du Bois no centro do debate racial contemporâneo.
“Quando os olhos dos homens pousam nele, ele os sente como uma lâmina na pele, e seu corpo se encolhe diante do ataque, antecipando o local do golpe, recuando antes do chute. Sua carne se tornou um sensor. Seus músculos estão tensos. A distância entre o patamar e a calçada não é grande, mas ainda assim ele habita um mundo, enquanto os homens brancos, em seus ternos e gravatas, se adiantando e andando animados pelas ruas, existem em outro.” – Saidiya Hartman
“Enquanto o pessimismo quase não pedia justificativa nesse ambiente, Du Bois se esforçava para imaginar de que forma o mundo poderia ser reconstruído, de que forma seria possível nutrir ‘uma esperança não impossível, mas inviável’.” – Saidiya Hartman
W. E. B. Du Bois – nasceu em Massachusetts, nos Estados Unidos, em 1868 e morreu em 1963 em Acra, em Gana. Um dos intelectuais mais influentes de seu tempo, foi sociólogo, historiador, ficcionista, poeta e editor. Formou-se em 1888 pela Universidade Fisk, e recebeu um segundo diploma por Harvard em 1890. Depois de dois anos de estudo na Universidade de Berlim, concluiu seu doutorado em Harvard em 1895. Autor de mais de vinte livros, Du Bois foi também um importante ativista pela igualdade racial.
SAIDIYA HARTMAN – Vive em Nova York, onde leciona na Universidade Columbia. É autora de diversos livros, entre eles “Vidas Rebeldes, Belos Experimentos”. Entre outras distinções acadêmicas, foi MacArthur “Genius” Fellow, Guggenheim Fellow, Cullman Fellow, e recebeu uma bolsa Fulbright.