Descrição
Neste livro, Manning detecta o evento político que ocorre sempre que duas pessoas se tocam. Inovadoramente, a autora reconsidera como a política tenta paralisar o corpo através da ideia do corpo político nacional. Para isso, ela desenvolve uma nova forma de conceber o papel dos sentidos e, em particular, do tato, explorando conceitos de violência, gênero, sexualidade, segurança, democracia e identidade, ela traça as formas pelas quais o toque informa o corpo.
Há muito tempo que a filosofia política está ligada ao pensamento tradicional sobre o corpo e os sentidos. Por meio de um envolvimento com o vocabulário centrado no estado dessa disciplina, Políticas do Toque examina como os corpos sensíveis continuamente se deparam com as estruturas políticas existentes. Neste trabalho inovador, Erin Manning reconsidera como podem surgir novas políticas que desafiem o corpo político do Estado-nação. Ela desenvolve uma compreensão diferenciada do papel dos sentidos e do toque em particular, explorando com isso conceitos de violência, gênero, sexualidade, segurança, democracia e identidade: traça-se as formas pelas quais o toque informa e reforma o corpo. Considerando especificamente o tango – uma dança tátil, rítmica e improvisada – a autora destaca o movimento como a intervenção do corpo sensorial no campo político. Com uma nova visão e uma base teórica original, Manning mostra o potencial ontogenético do corpo e, ao fazê-lo, redefine nossa compreensão do sentido do tato em termos filosóficos e políticos.
Erin Manning é professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Concordia (Montreal, Canadá). Ela também é a fundadora do SenseLab (www.senselab.ca), um laboratório que explora as interseções entre a prática artística e a filosofia através da matriz do corpo sensível em movimento e que é habitado por diversos artistas e estudantes do mundo. Os projetos de arte atuais estão focados no conceito de pequenos gestos em relação à cor e ao movimento.
Com seus trabalhos teóricos entre filosofia e movimento, escreveu e publicou livros como: For a Pragmatics of the Useless (Duke UP, 2020), Relationshipscapes: Movement, Art, Philosophy (MIT Press, 2009) e, em colaboração com o filósofo Brian Massumi, Thought in the Act: Passages in the Ecology of Experience (Minnesota UP, 2014).